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Verbo Bárbaro - Por: Rogério Newton
Verbo Bárbaro - Por: Rogério Newton
(Texto publicado na Revestrés #21 – Edição Renato Castelo Branco – 2015)
Parei no alto do barranco, olhando o rio: era a primeira vez que o via. Meu irmão me tirou do devaneio, tocando-me o braço. Canoas cheias de gente seguiam para a coroa que se formara no meio do leito, com banhistas, peladeiros e barraquinhas de palha. O Flamengo do Rio jogara na noite anterior e estava lá um atleta do time reserva, acompanhado por moças bonitas, de biquíni. Entramos no barco a motor e cheiro forte de óleo, vencemos as águas e pisamos a areia iluminada de sol.
Parei no alto do barranco, olhando o rio: era a primeira vez que o via. Meu irmão me tirou do devaneio, tocando-me o braço. Canoas cheias de gente seguiam para a coroa que se formara no meio do leito, com banhistas, peladeiros e barraquinhas de palha. O Flamengo do Rio jogara na noite anterior e estava lá um atleta do time reserva, acompanhado por moças bonitas, de biquíni. Entramos no barco a motor e cheiro forte de óleo, vencemos as águas e pisamos a areia iluminada de sol.
O rio me chamava pra viver e foi uma das
principais razões para eu ficar em Teresina. Ainda hoje pulsa a memória
do primeiro dia e de muitos outros. Mas deixei-o. Foi quando as águas
ficaram sujas demais e a cidade, sitiada. É difícil, pode causar muita
dor, mas é possível que o leitor ajude a entender como a cidade ficou
assim. Tarefa dura, de nada adiantarão os lugares comuns, as frases
gastas e tolas, as doces lembranças.
Talvez nos socorra o rio sangrando: vermelha
água pedindo espanto. Os quintais, mil sonhos e algo mais. Uma imagem na
parede, mesmo sabendo como dói uma fotografia na distância amarelada do
tempo. Poderia ficar mudo, mas de nada serviria, pois palavras são
silêncios que transbordam. Por isso, indago: cidade ácida, por que você
anda assim tão só? O asfalto a fez perder o chão? Mas, no instante em
que digo cidade, ela passa por mim e não consigo pegar.
Não consigo pegar e o mundo que quero não passa
na televisão. Vejo-o no outdoor, a dor dentro, meu amor. Coloquei minha
vida no pen drive. Minha sala não é mais de visitas, só tristeza de
televisão. E meu coração finge, a todo custo, ser normal no mundo
mercado onde sou apenas pré-juízo.
Com vontade louca de voar, dormi desertos de
sonhos adulterados. Corri para o Caravelle, encontrei o saguão do
aeroporto prendendo a ingenuidade dos adeuses. Andei pela tarde: o céu
estava claro, o mundo estava lindo, eu era feliz. Vou guardar tudo para o
dia em que acordar triste.
Aqui tudo me desconhece e me parece estranho.
Algo se perdeu entre concreto, insensatez e abandono. Excluídos urbanos
deliram esquecidos. Escombros humanos fumaçam nesse mundo de masmorra.
Um dia, na solidão das coisas, todos terão companhia da solidão das
máquinas. Como dói em mim atravessar o vazio, assim meio saraiva.
A Rua 7 de Setembro tinha cheiro de cinema: as
amendoeiras sabiam disso. A cidade perdeu o rumo. Era verde e agora tem
mais de cinquenta tons de cinza. Isola velhos e dá-lhes crachás de
trânsito livre. Cerca praças e chama crianças de delinquentes.
A estação antiga vive desbotada. Edifícios
carcomem horizontes. A luz elétrica desconhece como ficou quem gostava
de contemplar vagalumes. E quase ninguém escuta o canto dissonante dos
passarinhos nos postes. Entre ruínas, seguimos tristes, olhando para
trás.
Vivemos em um tempo quadrado, feito o relógio
invisível dos shoppings, mas o tempo não está no relógio e o sol insiste
em clarear um novo dia. Minha alma está inquieta. Na cidade
prostituída, vejo deus brincando de poesia.
Diante dos escombros, meu silêncio prepara uma
crônica inútil. Vou para a rua, bebo luz, vejo um índio perdido na Frei
Serafim, de óculos ray ban e calça jeans. Um índio tapuia, quem sabe
poty, perdido na margem da margem.
Me aproprio do verbo bárbaro e aprendiz de Paulo
Tabatinga como um anjo torto do Mafuá devora poemas sórdidos e telas
partidas. Saiba o leitor: a cinco graus do equador e em nenhum lugar se
lê um poeta em linhas retas. Na cidade sitiada, ele sai às ruas e grita
debaixo do sol e da noite surda para acordar quem não morreu.
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